Transístores NPN e PNP | ZigTek
NOVIDADES:
Carregando...

Transístores NPN e PNP



No nosso artigo de ontem mostrámos um circuito simples de detecção de toque. A essência deste circuito é um transístor BC547 do tipo NPN. No entanto, não explicámos quais as características de um transístor NPN.
No artigo de hoje pretendemos fazer uma abordagem leve sobre o funcionamento dos transistors, NPN e PNP.

A principal diferença entre os dois tipos de transístores, NPN e PNP, é a tensão fornecida na sua base, de forma a que este entre em condução. Ou seja, de grosso modo, nos transístores do tipo NPN (usado no circuito sensor de toque) para que o transístor entre em condução é necessário fornecer 5V na base. 
Desta forma é estabelecido circuito  entre o colector e o emissor, circulando a corrente do colector para o emissor.
No caso de um transístor PNP (BC558), a activação é feita quando a base é submetida a uma tensão próxima de 0V (Gnd). Assim, é estabelecido circuito entre o emissor e o colector, circulando a energia do emissor para o colector.

A imagem que se segue mostra o funcionamento destes dois tipos de transístores.


Dependendo da aplicação em cause poderá ser mais útil optar por um em relação ao outro tipo, no entanto esta não é a única característica a ter em conta na escolha do transístor a utilizar.
Futuramente falaremos mais sobre estes...

(AQUI para comprar KIT de Transístores)

1 comentário: Leave Your Comments

  1. Trocando em miúdos o NPN fornece corrente quando é submetido a uma corrente entre o coletor e o emissor quando tem uma tensão de 5v na base, e o PNP é ao contrário a corrente é do emissor ao coletor sem nenhuma tensão 0v (Gnd) na base certo?

    ResponderEliminar